Um clássico do teatro, Pluft, o Fantasminha, ganhou as telonas do cinema em 2022 e contou com mais um acerto da nossa parceria de longa data com a Downtown Filmes.
Adaptação da obra de Maria Clara Machado, de 1955, o primeiro filme infantil live-action em 3D do Brasil mostra a inesperada amizade entre o fantasminha que morre de medo de gente e a menina Maribel. No elenco, nomes como Fabíula Nascimento, Juliano Cazarré e Arthur Aguiar.
Com muito orgulho, a VX Comunicação foi responsável pelas estratégias de divulgação, criando peças on-line e off-line para o lançamento da produção no país.
De maio a agosto de 2022, buscou-se investir em mídia paga. A assertividade no conjunto de conteúdos propostos foi fundamental para um resultado excelente!
O maior desafio se deu por conta da diferença no target dos filmes anteriores, os quais a VX foi responsável pela divulgação, como Tô Ryca 2! e Medida Provisória. Aqui, apesar de ser um filme infantil, o objetivo foi chegar aos papais e mamães com filhos de 5 a 10 anos.

Ações on-line foram um sucesso de arrepiar!
No digital, uma landing page foi criada com todas as informações sobre o filme. Enquanto que nas redes sociais, a VX Comunicação invadiu os perfis da Downtown Filmes com posts fantasmagóricos para dar o tom da obra.
Além disso, a estratégia contou com a criação de stickers do filme e um filtro no Instagram. Fabíula Nascimento e Emílio Dantas entraram na brincadeira e fizeram postagens em seus stories.
Os resultados foram, literalmente, de milhões! No instagram, foram alcançados 19 milhões de usuários e, no Facebook, esse número chegou a 18 milhões.
Os números de visualizações no TikTok e no YouTube também foram um hit, atingindo a marca de 6 e 12 milhões, respectivamente. Já no Twitter, o engajamento bateu mais de 500 mil impressões.
Para completar a atmosfera de Pluft, o Fantasminha, uma playlist oficial foi criada com a trilha sonora assinada por Tim Rescala.


Fantasmas vão às ruas!
Se no filme os atores que viveram os fantasmas filmaram debaixo d’água para ajudar na composição dos efeitos visuais, nas peças off-line, eles pararam o trânsito.
Em ônibus envelopados com a arte do filme, estacionados em frente às salas de cinema, as crianças tiveram a oportunidade de entrar no clima de Pluft, com criatividade e muita diversão, participando de várias brincadeiras. E o mobiliário urbano ajudou na composição da estratégia de awareness da película.


Para aproximar o público-alvo da história de Pluft, influenciadores mirins e pais e mães receberam um kit personalizado do filme, com uma luminária de fantasminha, bolhinha de sabão e cartela de adesivos. E a VX também fez a cobertura da pré-estreia do filme no Rio de Janeiro, acompanhando a presença dos artistas e entregando brindes ao público, como uma bexiga no formato de fantasma.
O sucesso da estratégia de divulgação se deu, principalmente, pela grande parceria e cumplicidade com a Downtown Filmes, que, em uma relação de confiança, nos dá toda a liberdade criativa, rendendo sempre ótimos resultados.
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