Case de Marketing

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Medida Provisória

O filme Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos e baseado na peça de Aldri Anunciação “Namíbia, não!”, estreou nos cinemas nacionais em abril deste ano.

A VX foi responsável pela divulgação do filme, que trouxe um superelenco: Taís Araujo, Seu Jorge, Renata Sorrah, Adriana Esteves e Alfred Enoch, entre outros, além das participações de Emicida, Mariana Xavier, Flávio Bauraqui e Paulo Chun.

A curadoria musical, de Rincon Sapiência, Kiko de Sousa e Plínio Profeta, também merece destaque e trouxe a música-tema (“O Que Se Cala”) na voz da maravilhosa Elza Soares, falecida recentemente.

Criamos e produzimos as peças de comunicação para o lançamento do filme, realizado em todo o país. Desenvolvemos campanhas on e off-line, baseadas em um cuidadoso trabalho de pesquisa e observação, especialmente por conta da pauta que o Medida Provisória aborda: questões raciais e sociais.

Quer saber quais foram os resultados do nosso planejamento para o filme? Acompanhe este texto até o final e descubra!

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As campanhas

Aproximando o público do futuro distópico do filme

Com foco nas redes sociais, em especial o Instagram, as peças on-line incluíram posts diversos que traziam frases reflexivas sobre o presente e o futuro da sociedade, informações sobre o elenco, bastidores e detalhes das gravações, além de postagens colaborativas com a equipe, destacando a produção majoritariamente negra, tanto à frente quanto por trás das câmeras.

O futuro distópico que o filme retrata foi a inspiração para a campanha #FuturoAntirracista. Produzimos um vídeo incentivando o público a postar um story respondendo à pergunta “O que você deseja em um futuro antirracista?”.

O objetivo foi trabalhar no imaginário coletivo os temas e debates levantados no filme de forma orgânica e real. A conexão com o público foi fantástica e os stories compartilhados foram repostados e estão no perfil oficial do Medida Provisória no Instagram.

Também utilizamos “pílulas” (aqueles vídeos curtos, do próprio filme), que geraram muita expectativa no público.

Essas estratégias nos ajudaram a alcançar números incríveis: mais de 1,4 milhão de impressões totais nos stories do Instagram e aumento de 193% de novos seguidores.

Os anúncios pagos também deram excelente retorno: no YouTube, foram mais de 1,3 milhão de visualizações e, no Google Ads, mais de 450 mil.

E, para a landing page, elaboramos um rico material, com oito passos para ajudar na construção de um futuro antirracista.

Landing page Medida Provisória

O lugar de fala do filme

A landing page que desenvolvemos inclui:

– Trailer oficial
– Bumper
– Sinopse
– Ficha técnica
– Materiais exclusivos para download (press kit, stickers de WhatsApp e wallpapers)
– Informações sobre a construção de um futuro antirracista
– Lista das salas de exibição do filme
– Playlist do Spotify
– Espaço para cadastro para receber mais informações
– Nomes de instituições e iniciativas que fazem a diferença na luta antirracista

Os stickers e wallpapers foram sucesso, e a landing page teve mais de 28 mil acessos. Os packs de stickers traziam recortes dos principais personagens, e os wallpapers, três artes diferentes com a identidade visual do filme.

Brindes

Orgulho estampado no peito

Gifting: aquela estratégia que não pode faltar… Para o Medida Provisória, escolhemos frases marcantes do filme (como “O Brasil é meu também”, “Estamos na luta”, “Eu sou livre” e “Vocês vão ter que acordar e dar de cara com meu talento e minha cor”) para estampar camisetas.

Também aproveitamos o lançamento do livro do Lázaro Ramos, Medida Provisória: Diário do Diretor, incluindo-o nesse press kit especial que foi enviado em uma sacola personalizada para influenciadores e personalidades.

Conteúdos exclusivos para fãs-clubes

Engajando quem já é admirador

Com o objetivo de gerar engajamento junto aos fãs dos artistas do filme, mapeamos e entramos em contato com os fãs-clubes de Lázaro Ramos, Taís Araujo, Seu Jorge, Adriana Esteves e Renata Sorrah.

Eles se disponibilizaram, com muita satisfação, a contribuir com a divulgação do filme. Criamos, então, conteúdos exclusivos: dois tipos de arte ou banners – um para a divulgação da pré-estreia e outro no dia da estreia –, dando destaque aos atores e personagens de cada fã-clube.

Os posts publicados por eles tiveram um ótimo engajamento e, dessa forma, consolidamos públicos específicos e conquistamos as audiências que acompanham os perfis dos artistas. Até fãs-clubes de outros artistas interagiram.

O impacto do filme nas redes sociais

Personalidades abraçam o Medida Provisória

A campanha criada impactou as redes, e alcançamos interações com diversos artistas de renome: Negra Li, Rocco Pitanga, Paolla Oliveira, Juliana Alves, Mel Lisboa, Thelma Assis, Ana Paula Padrão e muitas outras personalidades da TV e do audiovisual.

Postagens colaborativas com a equipe e com os atores e atrizes também trouxeram ao perfil do Medida Provisória influenciadores bastante interativos, como Josy Ramos, Monique Evelle, Rodrigo França, Adalberto Neto e Ana Paula Xongani, entre outros.

Também exploramos a atuação do ator anglo-brasileiro Alfred Enoch (conhecido por participar da saga Harry Potter, como o bruxo Dino, e da série How To Get Away With Murder) em um filme brasileiro e falando português.

Um trabalho que gerou ótimos resultados: no Instagram, foram mais de 17,5 milhões de usuários alcançados e mais de 1,1 milhão de curtidas; e, no Facebook, mais de 25 milhões de pessoas alcançadas e mais de 218 mil curtidas.

Cobertura da pré-estreia

O filme, enfim, nas salas de cinema de todo o país

O Medida Provisória chegou, finalmente, aos cinemas do Brasil no dia 14 de abril! Um megassucesso!

Uma turnê de pré-estreias aconteceu pelo país, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza e São Luís do Maranhão.

E, no primeiro mês de exibição, mais de 400 mil espectadores assistiram ao filme! Muita gente, né?

Nossa equipe de Social Media participou da cobertura da pré-estreia no Rio de Janeiro, no Shopping Rio Sul. Vídeos e fotos foram para os stories e conteúdos com o elenco e influenciadores foram para o reels. Confira aqui!

Reflexão: o maior legado do Medida Provisória

Um filme que mexeu – e continua mexendo – com o país

O sucesso desse lançamento é um enorme orgulho para a VX. Nos dedicamos demais a esse job, por todos os aspectos que o filme aborda: sua clara crítica a uma realidade que não nos cabe mais (nunca coube, na verdade) e, também, a mensagem de esperança que ele deixa. Refletir, agir e mudar é preciso! E é urgente!

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