Um bom case de marketing deve contar uma história, transmitir emoção e, claro, trazer resultados. Uma estratégia criativa, calculada e segmentada é capaz de despertar a atenção do público e consolidar a imagem de uma marca. Uma ação promocional bem planejada ajuda a promover produtos e serviços, estendendo a experiência do público e promovendo um relacionamento duradouro entre marca e audiência.
Estratégias como gifting promovem um acontecimento ou lançamento de produtos. A ideia é surpreender e marcar presença no dia a dia do público, agregando valor e gerando um sentimento de exclusividade e afeto. Com bastante criatividade, planejamento e objetivos bem definidos, é possível desenvolver uma campanha original e memorável.
O filme Minha Mãe é uma peça 2, lançado em 2016 nos cinemas, foi uma das produções mais esperados daquele ano. O talento do humorista Paulo Gustavo conquistou o grande público, além disso, recebeu críticas positivas e relevantes menções em diversos veículos de comunicação. Com o objetivo de divulgar a sequência cômica, realizamos uma campanha online para que milhares de usuários pudessem se preparar para a tão esperada estreia! Com foco em redes sociais, em especial no Facebook, realizamos esta parceria, um verdadeiro sucesso de bilheteria!
A fim de conhecer melhor este case de marketing, criado e produzido por nossa equipe de especialistas? Confira e saiba por que contamos com as melhores parcerias since 2002!


Serviços Online
Identidade visual
Na página do Facebook do filme foi realizado um jogo “Quem é você em minha mãe é uma peça 2?”, inspirado no filme. A ideia era estimular a comunidade a interagir e se identificar um pouco mais com os personagens do filme. Como se trata de uma produção de grande sucesso junto ao público, milhares de pessoas se divertiram com o jogo! O quiz foi montado com 10 perguntas e temas referentes ao cotidiano dos personagens do filme. O usuário tinha a opção de marcar apenas uma resposta para cada pergunta. No fim, a pessoa recebia um resultado com o personagem que mais tivesse a ver com o perfil das respostas marcadas. Após descobrir o personagem, a pessoa poderia compartilhar em suas redes, gerando visibilidade para o jogo e a página. A gamificação é uma forte tendência no marketing moderno. Afinal, quem resiste a um quiz divertido? Fora isso, a técnica aproxima o público de um produto ou serviço, promovendo engajamento e interação.

Posts para redes sociais
Além de divulgar o filme, a página no Facebook exclusiva para o filme “Minha mãe é uma peça 2” veio recheada com a essência da personagem principal, Dona Hermínia. Para isso, utilizamos memes com frases que a personagem empregaria em seu cotidiano. Dessa forma, foi possível gerar identificação e simpatia entre os usuários. Os memes causaram movimentações nas mídias sociais, promovendo compartilhamentos e reações do público. Além disso, os números deste case de marketing impressionam. Em relação às curtidas por dia na página, no início do ano, em janeiro, a página tinha um total de 53.596. Porém, em dezembro, mês de lançamento do filme, a mesma alcançou a marca de 289.811 curtidas, mais do que o dobro esperado! O post com maior alcance no período de dezembro obteve mais de 59 mil curtidas.


Criação do gerador de memes: conselhos da Dona Hermínia
O público adora memes e interagir por meio deles é uma das coisas mais engraçadas da internet. Outro recurso utilizado para aumentar ainda mais o engajamento com fanpage do filme foi o gerador de memes “Conselhos da Dona Hermínia”. As pérolas da personagem, com jeito de conselho de mãe, fizeram grande sucesso entre os fãs do filme.
O usuário entrava na página oficial do filme e clicava no botão “Gerar”. Até o processo de criação teve um toque cômico: aparecia uma thumb como se fosse carregamento, porém, com uma brincadeira. Uma delas é o famoso “Peraí, tô fuxicando sua vida…”, tudo a ver com a impagável Dona Hermínia. Por fim, aparecia um conselho da personagem, que levava seu enredo para o contexto das frases. O usuário tinha a opção de compartilhar o conselho em suas redes sociais.
O segredo da mecânica foi relacionar os conselhos ao perfil da pessoa, fosse jovem, adulto ou idoso, levando em consideração ainda sexo e status de relacionamento. Todas essas informações fornecidas automaticamente pelo preenchimento do perfil do usuário no Facebook. Dessa forma, os conselhos da Dona Hermínia fazia ainda mais sentido para a pessoa que o recebia!
No período de um mês, foram mais de 100 mil visitas à página do aplicativo vindas de todos os Estados do Brasil e muuuuuuuuuitos compartilhamentos de conselhos da icônica personagem!

Brindes personalizados
Este case de marketing também contou com brindes personalizados, indispensáveis em qualquer campanha promocional. Por isso, elaboramos uma ação de gifting voltada para imprensa, fãs e influenciadores digitais.
O kit distribuído para fãs clube continha uma mochila e um copo personalizado, com a identidade visual própria do filme. O kit distribuído para influenciadores digitais e imprensa contava com uma camisa, tubo para camisa, moleskine e caneta.
Os itens transmitiam a personalidade do filme e proporcionaram uma recordação especial junto ao público, especialmente os fãs!
Sua empresa também pode ser um case de marketing bem-sucedido.
A gente conta com soluções inovadoras e criativas, feitas sob medida para o seu negócio. Precisa de ajuda na sua campanha de marketing?